domingo, 16 de setembro de 2007

Evolução das espécies

O homem sempre teve uma certa arrogância, fazendo luxo do seu estatuto de racional, não tendo qualquer problema em afirmar a irracionalidade de todas as outras espécies.

No entanto, quem nos garante que, se uma espécie aparentemente irracional evoluiu para uma racional (Homo Sapiens), no futuro não haja outras espécies a fazer essa evolução?

2 comentários:

Unknown disse...

De facto nada nos diz que tal não sucederá, no entanto a questão é a seguinte. Neste momento o Homo Sapiens domina o mundo, e enquanto houver uma espécie dominante, todas as outras estão subjugadas, impedidas de evoluir, como que controladas. A Natureza é infalível...

Anónimo disse...

Já me questionei sobre isso, também. Sim, concordo que somos arrogantes e subjugamos as outras espécies. Manipulamos a natureza e a vida de modo a servir os nossos interesses...embora nem sempre se vejam resultados positivos. A evolução tem destas coisas: há o lado bom e o reverso da medalha. Parece-me que tem sido difícil à espécie humana encontrar um ponto de equilíbrio. Talvez quando surgirem outras espécies com inteligência, stricto sensu, o mundo seja um lugar mais pacífico...ou não!
A tua "escarafunchadela" faz-me pensar também noutra coisa: porque raio havemos de acreditar que somos os únicos seres racionais de um universo ao qual não conhecemos os limites? Será que o Homem é realmente tão arrogante assim? Venham os homenzinhos verdes!